sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Geração paralítica


Alou, alou povo JAM! Estamos vivos no blog ainda, não desista de nos visitar. Quero colocar aqui um resumo da pregação do último sábado, com um pouco de atraso é verdade, mas está ai.


A geração paralítica: Mc 2.1-9

Deus vai usar você e eu para revolucionarmos essa geração. Não fique esperando somente que os líderes, que os pastores ou que os "super-crentes" façam isso, porque o Senhor conta conosco: eu e tu, tu e eu!
Analisando nossa geração, tenho visto que temos sido uma geração paralítica, que muitas vezes depende dos outros pessoas para fazer as coisas e que não está muito interessada em Deus e na Sua Obra.
Somos parecidos com aquele paralítico de Cafarnaum, preso numa maca, dependente dos amigos para chegar ao milagre. Quero ressaltar 3 aspectos que são necessários para nós deixarmos de ser uma geração paralítica e sermos uma geração revolucionária.

1. Encontro marcante com Deus

O paralítico teve um ecnontro marcante com Jesus, pois entrou numa maca e saiu glorificando a Deus. Quantos de nós tiveram um encontro marcante com Deus? Você tem convicção de que Jesus é real, ou sua fé se baseia nas experiências dos outros?
Se nós não tivermos convicção de que somos morada de Deus, jamais vamos conseguir levar alguém a ter um encontro com Deus! Jamais conseguiremos impactar o mundo, porque nós mesmos ainda não fomos impactados.

2. Atitude individual

Nesse texto vemos que o homem paralítico foi carregado por seus amigos e que Jesus, vendo a FÉ dos AMIGOS, curou o homem. Não posso afirmar que esse homem não tinha fé alguma, porque a Bíblia não conta isso, mas creio que esse homem não teve uma atitude firme para com Jesus. Afirmo isso porque, se tal homem realmente tivesse um desejo ardente de ver Jesus, ele teria agido assim: "Cara, me leva pra esse Jesus, eu preciso ver Jesus, porque eu sei que ele pode me curar!!! Me levem, me levem, eu preciso de Jesus, Jesus, Jesuuuuuuuuuuuuuuuuuus!!!" Quantas vezes você tem se atirado numa maca e esperado que os outros façam o que você deveria fazer? Qual tem sido sua atitude para com Jesus? Conformismo ou desespero?
Novamente, se quisermos impactar esse mundo, precisamos parar de somente depender dos outros e buscar a Deus mais e mais! Não espere que alguém mande você orar, ou ler a Bíblia, vá e faça!

3. Liberdade

Deus quer fazermos livres das coisas que nos prendem. O paralítico foi livre de sua maca, de sua zona de conforto, do seu medo e assim o Senhor quer fazer conosco. O diabo age e nos escraviza principalmente através do medo e da intimidação, nos fazendo crer com o intelecto e não com o coração. Ao crermos com a razão somente, nossa vida com Deus se transforma em uma filosofia ou um modo de pensar. Mas a vida com Deus não é isso! É Cristo ter morrido por nós! Isso é o cristianismo! O medo nos leva a crer com a mente e a mente nos leva a termos uma vida religiosa, cheia de regrinhas e picuinhas que não geram santidade alguma (leia isso em Cl 2).
O coração é importante porque representa nosso interior. Deus quer transformar-nos de dentro para fora. Que adianta comprar chuteiras e uma bola de futebol se o paralítico não consegue andar? Deus quer mexer em nosso interior, no mais profundo do nosso ser, para que sejamos curados dessa paralisia e assim possamos revolucionar as coisas ao nosso redor.

Que você possa estar buscando a Jesus mais e mais, levantando de seu lugar e tomando posição com o Senhor. Amém!

Nenhum comentário: