quarta-feira, 16 de maio de 2007

Vendo minha alma

“Eu pensava que todos cochilavam em uma igreja e tudo era apenas envolvido em um conjunto de regras...”

Você pode comprar qualquer coisa on-line, inclusive a alma de um homem. Nossa história começa quando Hemant Mehta, um estudante graduado e ateísta que vive em Chicago, leiloou sua alma no Ebay, site mundial de vendas.


Hemant nunca tinha entrado dentro de uma igreja cristã em sua vida. A oferta da venda de sua alma, ao contrário do que ele queria, proporcionou uma chance para a salvação de sua vida.
Hemant foi criado em uma religião, chamada Jainismo, um movimento de reforma dentro do hinduísmo com mais de dois milhões de adeptos na Índia.


Na verdade, “a oferta da venda de sua alma” consistia em ter uma nova experiência com uma religião desconhecida, no caso, o cristianismo. O anúncio tinha a proposta de que, para cada oferta de 10 dólares, Hemant teria que permanecer uma hora dentro de uma igreja. Ele possivelmente estava brincando com coisa séria e achava mesmo que ninguém iria entrar no leilão. Foi, então, que Jim Henderson se envolveu na história e tudo mudou radicalmente. Henderson era pastor e diretor do Fora do Mapa, uma organização cujo objetivo é “reinventar o evangelismo” com uma nova abordagem.


Henderson ganhou o leilão em apenas uma oferta de 504 dólares (o dinheiro foi doado para uma instituição) e os dois embarcaram em uma aventura de riscos e surpresas.
Mehta concordou em visitar doze igrejas, selecionadas pelos dois, e a história foi documentada no site de Henderson (www.off-the-map.org).


“Eu pensava que todos cochilavam em uma igreja e tudo era apenas envolvido em um conjunto de regras. A maioria das igrejas que eu fui não era nada como aquilo que eu estava vendo. As pessoas não estavam entediadas, elas estavam interessadas. Eu tenho muito mais respeito agora por eles do que antes”, disse Mehta.


Desde que Mehta participou de cultos incógnitos, ele experimentou toda a atmosfera com o privilégio de uma visão de um observador. Ele apreciou muito as reuniões informais, a atmosfera de assistência social de algumas megaigrejas e entendeu muito do comportamento das pessoas.
“Obviamente isto é bem diferente do que dois mil anos atrás. As pessoas não apenas sentem-se confortáveis dentro das igrejas, como também gostam de gastar o tempo lá, não apenas em cultos, mas divertindo-se e interagindo socialmente”, disse ele.


Enquanto os olhos de Mehta se voltavam para o ambiente informal, ele também era impactado por sermões fortes e pregações dinâmicas que ensinavam que os textos bíblicos muitas vezes se aplicavam em histórias muito pessoais de muitas pessoas.


“Eu posso entender agora porque as pessoas lêem a Bíblia. Eles estão me dizendo como eu posso voltar e mudar tudo que está errado em minha vida”.


Mehta ficou impressionado também com a música ao vivo, tocada nos cultos, coisa que nunca tinha visto em reuniões ateístas que ele tinha participado. A qualidade das palavras e mensagens foi algo novo. “Eu não tinha idéia de quem escrevia as letras e canções e como o estilo do som e músicas eram envolventes”, expressou.


Mehta começou a criar um site (friendlyatheist.com) para ajudar todos aqueles que são de religiões diferentes e radicais.


“Quero que possam passar pela minha experiência. A responsabilidade desse projeto deve ter respostas positivas de ambos os lados: Cristianismo e Ateísmo”.


Mehta agora está próximo de Deus. Sua alma, posta a venda, agora é uma “alma alugada” ao serviço santo. O fato é que ele encontrou a fé, de um modo bem particular e diferente. Isso prova que Deus pode encontrar você de algum modo, desde que você ofereça uma oportunidade, querendo experimentar algo novo e especial.

Anderson Rogério de Souza
Colaborador do portal Lagoinha.com.

Nenhum comentário: